Leticia Camilo

DUE DILIGENCE: O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Compartilhe

A Due Diligence sempre foi muito utilizada no âmbito empresarial e tem demonstrado ser cada vez mais imprescindível no âmbito imobiliário. A Due Diligence também pode ser chamada de análise de risco, pois tem como objetivo analisar toda a documentação que envolverá determinada negociação sobre um imóvel.

A análise de risco deve ser realizada antes da formalização do negócio, seja contrato de locação, contrato de compra e venda de imóvel, seja antes de aceitar um imóvel como garantia, seja para incorporação, entre outros.

Assim, por meio do levantamento da documentação (a depender do tipo de negociação), é realizado um estudo do conteúdo constante nesses documentos e certidões, a fim de verificar se há algum risco ou impedimento na concretização do negócio.

A ausência da Due Diligence pode causar prejuízos futuros, pois o imóvel pode ser objeto de ações judiciais que ainda sequer constam na matrícula. Assim, a análise de risco não é somente a análise das certidões cartorárias e da matrícula do imóvel. É feito uma profunda investigação sobre o imóvel, bem como sobre o vendedor ou comprador e, até mesmo, de proprietários anteriores.

Após realizada a Due Diligence por profissional especializado, é entregue um parecer jurídico apontando eventuais riscos ou impedimentos sobre o imóvel, a fim de trazer maior segurança jurídica ao contratante, evitando posteriores conflitos.

Se você tem um imóvel em negociação, não deixe de realizar a Due Diligence com um profissional do direito imobiliário e fique de olho nos textos aqui do blog para saber mais sobre conteúdos jurídicos.

Falar com Advogada