Leticia Camilo

ENTENDENDO O QUE É UMA HOLDING

Compartilhe

Holding, em uma linguagem não técnica, é uma pessoa jurídica constituída com a finalidade de controlar e administrar outras empresas. Ou seja, constitui-se uma pessoa jurídica com o intuito de controlar as demais pessoas jurídicas das quais for sócia, unificando todas as empresas controladas sob a administração e gestão da empresa controladora, que é a holding. Essa modalidade é a que chamamos de holding pura.

Embora não haja previsão legal, foram criadas outras modalidades de holding, como a holding familiar, com o intuito de planejamento sucessório. Assim, a holding familiar tem sido um sistema muito procurado por famílias que possuem bens imóveis ou um acervo patrimonial, a fim de evitar futuros inventários judiciais ou extrajudiciais com a morte do patriarca/matriarca, bem como diminuir consideravelmente a quantidade de impostos a serem pagos pelos herdeiros, na tentativa de manter o máximo possível a integridade patrimonial.

Há, também, a modalidade de holding imobiliária, cujo objeto será atividades de compra, venda e locação de imóveis. Esta modalidade, normalmente, é indicada para pessoas que possuem vários imóveis, dos quais recebe receitas de aluguéis, diminuindo, assim, a incidência de imposto de renda na pessoa física, que pode atingir a alíquota de 27%, para apenas 11% por meio do imposto de renda da pessoa jurídica. Além disso, também pode haver considerável diminuição do imposto sobre a venda desses imóveis pela pessoa jurídica constituída.

Pode haver, ainda, outras modalidades de holding, de acordo com a necessidade e finalidade a ser atingida pelo cliente. Isso porque a constituição de um holding, embora pareça simples, não é meramente criar uma pessoa jurídica, abrir um CNPJ e jogar imóveis lá dentro. Pelo contrário, é necessária uma personalização de acordo com o interesse do cliente, observando, inclusive, se a constituição de uma holding é viável para determinada pessoa ou família, por meio do estudo de viabilidade.

Se quer saber se a holding é recomendada para você, entre em contato com um especialista e faça um estudo de viabilidade. Fique de olho nos nossos textos para saber mais sobre as holdings e demais conteúdos imobiliários. Se este conteúdo te ajudou, compartilhe para alcançar mais pessoas.

Falar com Advogada