Os contratos costumam ter expressões e palavras técnicas de difícil compreensão para quem não está acostumado com o mundo jurídico.
Assim, muito embora não haja obrigatoriedade de que um contrato seja elaborado por um advogado, nem seja necessária a presença do advogado para a assinatura do instrumento, a assessoria deste profissional pode evitar conflitos futuros, já que as cláusulas contratuais podem ser modificadas até que a minuta seja assinada.
A assessoria de um profissional permite conferir se o contrato a ser assinado possui alguma abusividade ou se as cláusulas estão tendentes a beneficiar apenas uma das partes negociantes, imputando responsabilidades ou multas apenas para a parte contrária.
Sempre assine um contrato de forma consciente, sabendo o que cada cláusula significa. Portanto, se você está negociando um contrato de compra e venda de imóvel, de locação, de cessão de posse, de garantia de bem imóvel, ou até mesmo como fiador, procure um advogado especialista para lhe explicar todas as cláusulas que estejam obscuras ou que permitem dupla interpretação, para que ele seja retificado antes da assinatura.