Antes de falarmos sobre os custos de manutenção de uma holding familiar, é importante lembrar que para a constituição dela será necessário efetuar o pagamento de despesas para abertura de empresa, como qualquer empresa.
Contudo, a holding familiar, como sempre falamos, não é simplesmente a abertura de uma empresa para jogar os bens lá dentro. A holding familiar é um planejamento sucessório e isso é feito por meio de estudo e elaboração do contrato social, que deve ser produzido por um profissional qualificado.
Após as despesas para a constituição da holding e doação das quotas aos sucessores, quais seriam as despesas para manutenção dessa empresa?
Pois bem. A holding familiar, sendo uma empresa que tem por intenção a proteção do patrimônio familiar, não se recomenda que exerça qualquer atividade econômica, não havendo, portanto, emissão de notas fiscais.
Deste modo, para mantê-la, o único gasto será a mensalidade de um contador para acompanhamento e emissão de declaração no final do ano. Alguns profissionais sugerem que não seria necessário o acompanhamento mensal de um contador porque não emitiria qualquer nota fiscal pela ausência de atividade econômica e que, portanto, só seria necessária a contratação do contador no final do ano para elaborar a declaração, como é feito na declaração do imposto de renda.
Apesar de a escolha ser do cliente, sempre sugerimos a opção que mais o resguarda de eventuais problemas, motivo pelo qual indicamos o acompanhamento mensal do contador, já que essa será a única despesa de manutenção.
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