Leticia Camilo

QUAL A EFICÁCIA DE UMA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL?

Compartilhe

A notificação extrajudicial é um meio de resolução de conflitos, visando resolver a situação de forma amigável, sem levar ao Poder Judiciário.

Ela evita gastos com custas processuais e é muito mais célere que processos judiciais.

A notificação judicial pode ter muita eficácia na resolução dos conflitos, pois demonstra que o notificante tem intenção de resolver de forma amigável e que está disposto a negociar. Assim, o notificado tem a possibilidade de respondê-la e, ajustando os termos, as partes podem chegar a um consenso.

É muito comum que os conflitos sejam resolvidos por meio de negociações e acordos. Para que um acordo seja feito, é preciso que cada parte ceda um pouco. Ainda que cada um ceda para que o acordo seja realizado, com certeza é mais econômico que a resolução desse conflito perante o Judiciário.

Pode ser também que a notificação não atinja a finalidade e que o notificado sequer a responda. Neste caso, deverá o notificante buscar o Poder Judiciário para a resolução, mas ainda assim vale a tentativa, já que a notificação pode ser utilizada até como prova na ação, demonstrando a boa-fé e a tentativa de resolução de forma amigável, mesmo que sem sucesso. 

Leia também: COMO PEDIR A DESOCUPAÇÃO DO MEU IMÓVEL ALUGADO?

Falar com Advogada